top of page

Queda de Cabelo: Fatores Nutricionais que podem contribuir e como evitá-los

  • Foto do escritor: solpersonaldiet
    solpersonaldiet
  • 11 de jan. de 2024
  • 3 min de leitura

É normal? Se você já se deparou com muitos fios jogados no chão, certamente se perguntou qual é a melhor vitamina para queda de cabelo. Não é verdade?



O estado nutricional do indivíduo interfere diretamente na saúde capilar, uma vez que, o metabolismo ativo das células do folículo piloso requer um adequado suprimento de nutrientes e energia. Os cabelos compõem a aparência, característica e personalidade de uma pessoa. Alguns têm apego e apreço demais pelos cabelos, enquanto outros não valorizam tanto assim. Mas o fato é que quando há queda de cabelo inesperadamente, as pessoas procuram diversas formas de cuidar e tratar da queda capilar com cosméticos, suplementos e fármacos, esquecendo-se às vezes que a solução pode estar na alimentação e no acompanhamento nutricional.


Proteínas são fundamentais na construção dos fios capilares, alimentos ricos em proteína fotalecem o cabelo. Aproximadamente 80% do cabelo é constituído de queratina eaminoácidos, ou seja, proteínas. A OMS recomenda que umindivíduo normal consuma 1g de proteína para cada quilo corporal. Por exemplo, se eu peso 60 kg, devo ingerir 60g de proteína.


Condições nutricionais também podem interferir na resistência do fio, tanto a falta como o excesso de algumas vitaminas podem contribuir para a queda de cabelos.

  • Vitaminas do complexo B: As vitaminas como biotina, riboflavina, B3, B5, B12 e ácido fólico que compõem o complexo B ajudam o couro cabelo a prevenir o envelhecimento dos fios e a queda. Enquanto, a vitamina B3 ajuda no aumento da circulação no couro cabeludo, a B5, por exemplo, previne também a perda de coloração natural dos fios. Na alimentação além de uma dieta reica em proteinas para obtenção da vitamina B12, as vitaminas do complexo B podem ser encontradas em: brócolis, peixes, ovos, carne bovina e suína, leite, aveia, cereais integrais, feijão, amêndoas, abacate, vegetais verdes, verduras e legumes


  • Ferro e zinco: minerais essenciais para evitar a queda excessiva dos fios

na alimentação, Inclua alimentos como carne vermelha magra, lentilhas, espinafre e nozes em sua dieta para garantir níveis adequados desses minerais essenciais.


  • Outros fatores como vitaminas A, C, E e o Ômega podem contribuir para a saúde. Tais substâncias ajudam a manter a estrutura dos cabelos, nutrir os folículos capilares, reduzem a oleosidade e fortalecem os fios

  • Água é um fator importante para o cabelo e para a pele. A cutícula, presente na superfície do fio do cabelo, tem um papel importante na retenção de água no cabelo, sendo que os aminoácidos são responsáveis por hidratar a cutícula.


Investir em uma alimentação colorida ou no mínimo que não caia na monotonia faz doda a diferença para aproveitar ao maximo todos os nutrientes possiveis, neste caso não somente seu cabelo vai agradecer, mas sua imunidade. intestino e saúde no geral, o segredo é variar, isso significa comer alimentos de todos os tipos, como frutas, legumes, verduras, feijão e outras leguminosas, cereais integrais, castanhas e outras oleaginosas, ovos, leite e carnes frescas.


Vale a pena ressaltar que a suplementação tem ser avaliada por um especialista, para verificar se há deficiências nutricionais e, a partir dessa avaliação, indicar o suplemento mais adequado, prescrevendo-o de forma individualizada.

A utilização exagerada de vitamina D pode causar sintomas de toxicidade no organismo, chegando a causar até quadros neurológicos, como sonolência, confusão e até depressão. O excesso de vitamina C pode causar cálculos renais, por exemplo. É também descrito na literatura médica que o uso de altas dosages de vitamina A por longos períodos pode até estar relacionado com cirrose hepática. Então, a gente tem que tomar muito cuidado com o uso das vitaminas especialmente em altas doses e por tempo prolongado.


Cuide da sua alimentação para prevenir a queda de cabelo e manter fios saudáveis!

Uma alimentação equilibrada e saudável, atividade física, sono de qualidade somam um conjunto de fatores que vão se refletir na nossa qualidade de vida e consequentemente na beleza dos cabelos, da pele e das unhas. Cuide da sua alimentação para prevenir a queda de cabelo e manter fios saudáveis!






 
 
 

Comentarios


bottom of page