Quando se fala em um padrão alimentar para melhorar a qualidade de vida, automaticamente pensamos uma alimentação com frutas e vegetais ricos em fibras e nutrientes.
A dieta mediterrânea tradicional é caracterizada por alta ingestão de grãos, vegetais, frutas e azeite azeitonas, ingestão moderada de peixe e vinho, especialmente vinho, baixa ingestão de laticínios, carnes e doces. Rica em gordura Insaturada, pois se utiliza muito do azeite extravirgem na culinária e frutos secos também alimentos ricos em gorduras insaturadas. Vários estudos epidemiológicos e clínicos mostraram que a ingestão regular de nozes pode ter efeitos positivos sobre obesidade, resistência à insulina e muito mais distúrbios metabólicos associados ás DCNT's (doenças crônicas não transmissíveis).
Conhecida não só por ajudar na perda de peso, mas também por proteger a saúde e estimular a longevidade, a dieta mediterrânica caracteriza-se pelo seu frescor, simplicidade, sazonalidade e leveza, aliadas a técnicas simples de preparação e métodos de cozedura, que podem desfrutar de uma forma saudável e deliciosa.
Quer mudar a alimentação e não sabe por onde começar?
Essa é uma das melhores dietas, digo isso por conta da qualidade dos alimentos que fazem parte deste cardápio. O objetivo desta publicação não é o emagrecimento, mas sim, mostrar esta opção de padrão alimentar, que por si só trará benefícios à sua saúde, no entanto, comer grandes quantidades destes alimentos (mesmo os preconizados na dieta) e gastar poucas calorias pode resultar em quilos a mais.
A gastronomia do mediterrâneo abrange três continentes: Ásia, África e Europa, constituída por diversos países e uma infinidade de ilhas. De primeira vista pode dar a impressão que não vale a pena pelo custo, mas olha que bacana... Sempre dá pra adaptar =)
Para adaptar no seu dia a dia
Consumo de alimentos de origem vegetal (produtos hortícolas, fruta, cereais integrais, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosos);
Prefira produtos frescos da região, pouco processados e sazonais (frutas e legumes da estação);
Azeite como principal fonte de gordura;
Consumo de baixo a moderado de lacticínios, e de preferência sob a forma de queijo e iogurte;
Carnes vermelha apenas 2 vezes por semana;
Consumo frequente de pescado;
Consumo baixo a moderado de vinho, de preferência às refeições.
O que evitar?
Alimentos industrializados
A base desta dieta é feita de alimentos naturais, principalmente de origem vegetal, como azeite, soja e ovos e o consumo de produtos processados fica de fora. Por isso, nada de alimentos prontos, eles costumam ter altos índices de açúcar refinado, gorduras saturadas e trans, além de aditivos artificiais.
Receitinhas =)
Café da manhã:
Lanches:
Almoço e Jantar:
Alimente-se bem e viva melhor!
Beijos
Nutri Sol Torres
Comments