Como saber se estou levando um alimento saudável pra casa?
O rótulo é a identidade do produto e é através dele que nós conseguimos visualizar e ter controle do que levamos para dentro dos nossos lares. Por isso temos que ter atenção, pois aprendendo a desvendar o rótulo conhecemos a composição do alimento visando à garantia de qualidade do produto e à saúde.
“Doenças como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, cânceres, intolerâncias, alergias e disbiose são exemplos reais de problemas trazidos pela má alimentação e excesso de consumo de produtos ultraprocessados."
Ultraprocessados são produzidos com a adição de muitos ingredientes como sal, açúcar, óleos, gorduras, proteínas de soja, do leite, extratos de carne, além de substâncias sintetizadas em laboratório a partir de alimentos e de outras fontes orgânicas como petróleo e carvão. Assim, tais alimentos têm prazo de validade maior, alteração de cor, sabor, aroma e textura. São exemplos de ultraprocessados: biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes e macarrão “instantâneo”.¹
Afinal, como olhar o rótulo?
Você sabia que os ingredientes estão ordenados de forma crescente? Isso significa que os primeiros são aqueles que estão concentrados em maiores quantidades.
Então, se um alimento diz ser integral, mas a farinha que aparece primeiro é a branca, tem algo de errado aí. Se o primeiro ingrediente for açúcar ou óleo, também é hora de dar dois passos para trás e devolver a embalagem para a prateleira.²
Olho na lista de ingredientes: Dê preferência a ingredientes com nomes conhecidos, quanto mais nomes de produtos químicos, produtos desconhecidos, mais processado é o alimento.
Confira as porções na tabela nutricional – A quantidade de nutrientes indicada na tabela nutricional diz respeito a uma determinada porção do produto, e, na maioria das vezes, ela não corresponde ao conteúdo total da embalagem. A porção pode se referir a apenas uma colher de sopa, uma xícara ou algumas unidades do alimento.³
Seja crítico!
Fique de olho na validade, quanto maior a validade, pior é o produto. Assim como também na quantidade de açúcar, sódio e gorduras que irá consumir por porção.
Informação nutricional obrigatória (Ministério da Saúde).
Porção: é a quantidade média do alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias a cada vez que o alimento é consumido, promovendo a alimentação saudável.
Medida caseira: indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos. Por exemplo: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa. A apresentação da medida caseira é obrigatória. Esta informação vai ajudar o consumidor a entender melhor as informações nutricionais.
%VD: percentual de valores diários é um número em percentual que indica o quanto o produto apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 calorias.
Cada nutriente apresenta um valor diferente para se calcular o VD (valor diário). 4
Veja os valores diários de referência:
– Valor energético: 2000 kcal/8.400 kJ – Carboidratos: 300 gramas – Proteínas: 75 gramas – Gorduras totais: 55 gramas – Gorduras saturadas: 22 gramas – Fibra alimentar: 25 gramas – Sódio: 2400 miligramas – Gorduras trans: não há valor diário de referência.
Açúcar
A quantidade média de açúcar presente em diversos tipos de bebidas industrializadas é bastante elevada. O consumo de uma única bebida pode ultrapassar o valor equivalente aos 5% de uma dieta com 2000 calorias (até 25 gramas por dia ou 5 colheres de chá cheias). Lembre-se que o rótulo mostra a quantidade por porção e não do produto por inteiro.
Dica: O açúcar também vai escondido com outros nomes, como: açúcar, açúcar invertido, açúcar turbinado, dextrose, dextrina, frutose, glicose, glucose, maltose, maltodextrina, oligossacarídeos, sacarose, xarope glucose-frutose, xarope de milho, entre outros.5
Beijos
Solange de Paula Torres
Nutricionista
Referências:
https://abeso.org.br/alimentos-processados-e-ultraprocessados/
http://centerbox.com.br/blog/dicas/como-ler-rotulos-de-alimentos-entenda-em-4-passos/
https://www.consumidormoderno.com.br/2017/02/17/saiba-entender-rotulo-produto/
https://bvsms.saude.gov.br/rotulos-de-alimentos-orientacoes-ao-consumidor/
Comments