Você sente cólicas menstruais muito fortes? Pode ser endometriose.
Muitas mulheres que sofrem com cólicas insuportáveis, alto fluxo menstrual, dor na relação às vezes ou ao evacuar, alterna entre diarréia e prisão de ventre do período da menstruação, e ainda a dificuldade de engravidar... Dor não é psicológico!
Dor é dor e temos que levar a sério!!!
A endometriose é uma doença que afeta uma proporção significativa de mulheres. No entanto, devido à dificuldade de chegar a um diagnóstico, muitos não sabem que têm a doença apesar de apresentarem os sintomas característicos, mais de 6 milhões de brasileiras lutam contra essa doença, que necessita de conscientização. A porcentagem de mulheres com endometriose é maior entre a população infértil, ou seja, em torno de 25 a 50%.
E como a nutricionista pode ajudar?
Com a ajuda deste especialista, é possível avaliar o estado nutricional, identificar deficiências e/ou necessidades nutricionais específicas, procurar a adequação da dieta e desta forma fortalecer o sistema imunológico e as manifestações associadas à endometriose, especialmente alterações na trato gastrointestinal, como constipação crônica e/ou diarréia cíclica.
Basicamente, sem pensar em uma dieta individualizada que seria o caso, uma dieta bem colorida, sem monotonia, rica em fibras, com muitas frutas e vegetais, devendo eliminar alimentos fonte de gordura animal como carnes e laticínios, mas como a proteína é essencial para a manutenção da imunidade, dar preferência às carnes e laticínios pobres em gordura saturadas e aumentar o consumo de proteína vegetal como grãos.
Diversos estudos já comprovaram a eficiência da modulação dos ácidos graxos na dor pélvica. Já os ácidos graxos poliinsaturados ômega 3 melhoram a resposta imunológica do organismo, presentes em grandes quantidades nos óleos de peixes marinhos, como sardinha, atum, arenque, anchova e sementes de alguns vegetais, como o óleo de linhaça.
Por outro lado, é muito importante reduzir o consumo dos itens considerados próinflamatórios. Por exemplo: Gorduras saturadas (presentes nas carnes vermelhas), gorduras trans (ultraprocessados como refrigerantes, sucos artificiais, bolachas, cereais matinais e todos os pratos prontos para consumo que imitam as refeições, etc.), bebidas alcoólicas, embutidos (mortadela, salame, presunto, peito de peru).
Dê a devida atenção a sua alimentação, procure uma atividade física que goste de fazer e tenha uma vida melhor, tanto a alimentação quanto a atividade física podem ser fortes aliadas e ajudam a amenizar as dores da endometriose. Vale lembrar que somente isso não é capaz de silenciar a doença. Procure um ginecologista e faça o acompanhamento.
Beijos
Nutri Sol Torres
Komentar