top of page
Foto do escritorsolpersonaldiet

10 alimentos para combater o estresse

Você está sempre correndo, apressado, vive atrasado. Casa, família, trabalho, estudo, transporte ... Opa! Nossas tarefas diárias são tantas que é impossível não sentir os efeitos dessas pressões. Isso vai trazer muito estresse físico e mental, não é? O efeito dessa bomba de adrenalina no corpo pode ser muito sério.



Portanto, relaxe neste momento! Sua saúde está em primeiro lugar, então você pode resolver esse problema comendo alimentos mais saudáveis. Os alimentos podem ajudar em grande parte a limpar as substâncias produzidas pelo organismo sob estresse. São vários os alimentos que podem controlar a liberação dos hormônios relacionados ao problema.


"Manter uma dieta saudável pode não apenas reduzir os problemas de ingestão, mas também devido ao contexto geral de equilíbrio e saúde."


Uma dieta pobre aumentará o estresse diário. Por outro lado, mudanças de hábitos e cardápios podem proporcionar mais tranquilidade.


Para ajudá-lo a iniciar atividades de redução do estresse, decidimos apresentá-lo a alguns alimentos para combater a ansiedade e o estresse. Comer lanches ou comer mais do que o necessário para uma boa saúde geralmente é visto como um sintoma de estresse. Então, por que não fazer esses lanches saudáveis ​​e conter alimentos que realmente reduzem a ansiedade e o estresse? Rir com a atitude certa ou melhorar o humor pode realmente aumentar a circulação sanguínea, aumentar a oxigenação dos órgãos, etc.


Se você não sabe o que escolher no cardápio, aqui estão 10 alimentos que o ajudarão a se recuperar e continuar trabalhando.



1) Iogurte: De acordo com pesquisas, bactérias benéficas, como bactérias do ácido láctico e bifidobactérias no iogurte, têm um efeito positivo na saúde do cérebro. Os especialistas acreditam que a inflamação crônica pode ser parte da causa da ansiedade, estresse e depressão; como os laticínios geralmente têm um efeito anti-inflamatório no corpo, o iogurte pode ajudar a combater os sintomas de ansiedade. Outros estudos mostraram que comer bactérias saudáveis ​​pode aumentar a felicidade de algumas pessoas.


2) Sementes de abóbora: Esta é uma ótima opção para lanches à tarde ou antes de voltar do trabalho, principalmente para aqueles ansiosos que querem comer ao pé da mesa quando voltam para casa. As sementes de abóbora ricas em triptofano ajudam a reduzir a ansiedade e regular o sono, promovem o relaxamento e ajudam a criar uma sensação de tranquilidade. O tamanho da porção recomendada é de 2 colheres de sopa por dia. Você pode comprar sementes torradas e em conserva, ou se comprar abóboras, não jogue fora as sementes, lave-as com água corrente e leve ao forno por 30 minutos, mexendo metade do tempo.


3) Couve:A couve tem cor verde escura, sabor único e baixa caloria, sendo um excelente ingrediente para prevenir a depressão. Como uma fonte rica em magnésio, ajuda a relaxar os músculos e melhorar o humor. O magnésio ajuda nosso corpo a produzir serotonina, que é o principal neurotransmissor relacionado à felicidade e autoconfiança. Além de suas propriedades antioxidantes, o repolho também é rico em fibras, vitaminas e minerais.


4) Abacate: A composição dessa fruta também contém uma substância antioxidante chamada glutationa, que é produzida naturalmente pelo corpo humano. Portanto, ao consumir abacate, uma pessoa pode reduzir o cortisol, o "hormônio do estresse". Esta fruta também ajuda a controlar a ansiedade causada por potássio e lítio e também ajuda a garantir uma boa noite de sono. A vitamina B3 encontrada no abacate atua no sistema nervoso e ajuda a manter a produção de alguns hormônios, deixando o corpo relaxado.


5) Açafrão da terra (cúrcuma): A cúrcuma também pode ajudar a tratar problemas mentais e emocionais, como ansiedade, depressão e estresse. Por causa da redução da inflamação, do estresse oxidativo e da concentração de neurotransmissores que proporciona, pode regular aspectos relacionados à fisiopatologia dessas doenças. A eficácia da curcumina é semelhante à dos medicamentos antidepressivos. Porém, a principal diferença é que a raiz não tem efeitos colaterais e pode até trazer mais benefícios para outras partes do corpo.


6) Bananas: Reduz os níveis de estresse: fonte de triptofano, essa substância é responsável por melhorar o humor (serotonina), combater a depressão e proporcionar um bom relaxamento com a participação de hormônios.


7 ) A castanha do Brasil: A castanha do Brasil é rica em selênio, um nutriente que melhora o humor e reduz a inflamação. Como os níveis de inflamação em pessoas com transtornos de humor podem ser altos, o selênio ajuda a reduzi-los. Além disso, tem propriedades antioxidantes, o que é útil no tratamento da ansiedade e também ajuda a prevenir danos às células.


8) Chocolate 70% cacau: Chocolate não é proibido para quem quer diminuir o estresse, mas vale a pena comer apenas o amargo, com no mínimo 70 ° cacau nutricionista afirma que seu potencial benéfico está no fato desse doce ser antioxidante, elevar a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea, porém, a moderação é fundamental. O ideal é consumir uma pequena quantidade uma vez por semana.


9) Alface: A lactucina e a lactupicrina, substâncias encontradas principalmente no talo das folhas, atuam como calmantes naturais.


10) Ovos: Os ovos são uma grande fonte de vitaminas B e triptofano, um aminoácido poderoso para combater a ansiedade, o estresse e a depressão. O triptofano atua no cérebro aumentando a produção de serotonina. Para manter níveis adequados de vitaminas no corpo, é aconselhável consumir pelo menos dois ovos por semana.


Nutrição e estresse sempre estiveram ligados. Então é o momento de se alimentar e se sentir melhor. Você pode ajudar a reduzir o estresse com alimentos saudáveis e que você gosta, aproveite esta lista!



Beijos

Nutri Sol Torres

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page