Mesmo com a correria do dia a dia devemos pensar no quão saudável são os alimentos que os pequenos carregam consigo pra escola. Sei que não é fácil dar conta de todas as tarefas do dia a dia e ainda cozinhar, né? Fazer o planejamento da semana é um bom começo para não se desgastar. Aqui temos dicas tipo coringas que se você tiver em casa, dificilmente seus filhos vão levar salgadinhos ultra processados na lancheira.
Pensa bem?
Você comeria esse tipo de alimento todo dia?
É saudável?
É comida de verdade?
Pensando nisso deixo aqui umas opções que são de fácil acesso no mercado e lojas de produtos naturais.
Castanhas, amêndoas, nozes e snacks naturais ( frutas secas ou desidratadas e tubérculos).
_ Você não faz ideia da variedade alimentos naturais, orgânicos e com uma combinação única de nutrientes e cheinha de sabores, com as mais variadas texturas, vale a pena visitar a mais próxima de e trocar aquele salgadinho de queijo poroso por um mais saudável.
Frutas frescas
_Frutas frescas da estação, pois possuem uma quantidade menor de agrotóxicos, de preferencia sem corta-las. Só corte as frutas se a lancheira for ser armazenada em geladeira.
Sucos naturais, Leites (de vaca ou vegetais)
_Sucos naturais feitos em casa (sempre melhor) ou dar preferência a sucos integrais ou água de coco sem adição de corantes ou açucares. Leites de vaca ou vegetais puro ou com cacau no mínimo 50%.
Muffins, tortas, bolinhos (salgados ou doces)
Bolinhos, tortas, muffins doces ou salgados, de preferência caseiro trocando sempre os tipos de farinhas, evitando o consumo diário de farinha de trigo refinada e açúcar.
Lanchinhos
Pães integrais, tapiocas, crepiocas e fique de olho no recheio. NADA de embutidos! (presunto, peito de peru, mortadela). Prefira patês caseiros, queijos brancos ou mussarela, folhas, ovos, frango desfiado ou proteínas vegetais...
Água
Não esqueça a garrafinha de água!!!
_ E mesmo em casa fique atento a hidratação do seu pequeno.
Escolha sempre que puder 3 opções e evite a monotonia.
Lembre-se a lancheira do seu filho deve conter alimentos que ele goste e ser do tamanho da fome dele! Nem mais para desperdiçar, nem menos para ele ficar com fome... =)
Solange de Paula Torres
Nutricionista
Comentarios